Pular para o conteúdo principal

Projeto: Menu de Dança

Imagina se a história da dança estivesse à la carte, e fosse possível escolher o período da trajetória que gostaria de saber mais?

O Menu de História da Dança é a plataforma que nasce dentro do projeto Cássia Navas Abre Aspas e aborda o estudo de contextos fundamentais da história da dança, a partir de trajetórias de artistas, coreógrafos, grupos e obras.

Ele está estruturado em módulos agrupados por épocas e pode ser ministrado por período de dança e em dois formatos:  (1) para começar  e  (2) para começar e continuar ou ainda como uma versão pocket: o  Menu Degustação, formatado a partir das demandas da escola, companhia ou instituição que acolher/ adquirir o programa.

Entre as opções:

(Menu 1) Dançar: clássico & moderno
(Menu 2) 
Dançar: moderno & contemporâneo
(Menu 3) 
Dançar: contemporâneo & atual 
Menu degustação: histórias da dança

Em 2019, como numa pré-estreia, um “menu história da dança” aconteceu na SPCD - São Paulo Companhia de Dança: “Dançar: Clássico & Moderno”, veja no dia 09 de novembro no calendário  aqui.

Em abril + maio de 2020, no canal youtube do Semana de Dança/ Escola de Dança da Vila das Artes (Fortaleza/ Ceará),  aconteceu o  “História da dança: spoiler alert!” para aqui e agora”, durante a pandemia de COVID-19, para dar visibilidade à dança e suas histórias, apontando-se para sucessivas e atuais crises do corpo e suas representações.

Com uma frequência média de 90 alunos acompanhando cada encontro, tivemos quatro encontros-menus:

Menu Degustação- Dança: histórias aqui-e-agora,

Menu 1- Dançar: Clássico & Contemporâneo,

Menu 2- Dançar: Moderno & Contemporâneo  e

Menu 3 – Dançar: Contemporâneo & Atual. 

Sobre este curso, veja mais aqui.

De maio a julho de 2020, questões dum “menu de temas” foram  debatidas no ciclo “Boca no trombone: 5 temas para a dança”,  em conferências -lives que estão na Plataforma Instagram /  @oficinasculturais. 

Por transmissões ao vivo, já postadas no canal youtube Cássia Navas , apresentaram-se reflexões sobre cinco grandes temas  -“trending topics”-  da dança  contemporânea:

Tema 1 > O que a dança tem a dizer? ,

Tema 2 > Ensino da dança: 2 ou 3 lógicas ,

Tema 3 > Dança no Brasil: entre-culturas , 

Tema 4 >  Local, regional, global: desafios híbridos  e

Tema 5 > Dança hoje: rito de passagem.

Para assistir as lives dos temas 2, 3, 4 e 5, veja aqui.


Para saber mais (onde, quando e como)?

1.    Você pode encontrar vídeos relativos ao programa “Menus de História”, aos ciclos “Boca no Trombone” e outros registros fundamentais para a dança do pais, como o “Dança; Encontros Notáveis”, no canal youtube https://www.youtube.com/channel/UCa5pOdBJhqQGrVDkPMrNmVw . Inscreva-se! E aperte o sininho para receber as novidades.

    2.  Um próximo Menu de História da Dança - nas versões Menu (1), (2) e (3) acima, em formato presencial, tem previsão para acontecer no Festival de Dança de Joinville, adiado para julho/2021, devido à pandemia Covid-19. Mais informações aqui.

    3. Se quiser mais informações sobre como conseguir aulas, cursos, palestras relativos aos programas Menu História da Dança e Boca no Trombone, em formatos online/ remotos ou presenciais (a combinar a partir das normas sanitárias de cada cidade) escreva para o e-mail cassia.danse@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dança brasileira, no final do século XX

Dança no Brasil, entre-culturas

Dança: escritura, análise e dramaturgia

"Modos de fazer" na dança do Brasil: quatro traçados

Memórias-corpo, corpo-território e dança-mídia

Tudo é mistura?

Leis para as danças do Brasil, desafio para todos

"Histórias Aqui e Agora"

Do íntimo, do particular e do público: subsídios para a gestão em dança

"Dançar: Clássico e Moderno"